Rangel, uma empresa fundada em 1980, é um parceiro logístico global com cobertura mundial que oferece as soluções mais eficientes para cada cliente, tipo de carga ou indústria, através de uma vasta gama de serviços integrados de transporte e logística.
Com presença direta em oito países e com uma rede de parceiros mundial, apresenta um portfólio de serviços especializados em logística, transporte terreste, marítimo e aéreo, armazenagem, distribuição física, courier expresso, formalidades aduaneiras, feiras, exposições e obras de arte.
A internacionalização da Rangel iniciou-se em 2007, com a abertura de uma filial em Angola, seguindo-se Moçambique em 2011, Brasil em 2013, Cabo Verde em 2015, em 2020 no México e África do Sul e em 2021 Zâmbia; criando assim um triângulo logístico entre América, África e Europa.
O principal ativo são as pessoas, contando com uma equipa multinacional de 2300 colaboradores, assumindo-se como uma Learning Organization, com enfoque na aprendizagem e na melhoria contínua.
A Rangel registou em 2021, um volume de faturação de €217M, com 386.500 m2 de área logística.
Indústria Automóvel em Portugal
Acreditamos que o setor da Indústria Automóvel tem uma grande relevância na economia portuguesa, sendo atualmente um dos que mais contribui para a criação de emprego, riqueza e inovação tecnológica em Portugal.
Estamos conscientes da transformação que o mesmo está a sofrer, devido às novas tecnologias, que surgem tanto a nível global, como no setor em específico, provocando assim consequências diretas nos processos produtivos, no capital humano e na gestão de inventários. Também as próprias tendências da indústria automóvel levam à necessidade de transformação e adaptação, face ao que se está a praticar no mercado e sendo o fabrico e montagem de um automóvel um processo bastante complexo, acreditamos que a troca de informações e cooperação entre o operador logístico e a indústria deve ser frequente e está na base do sucesso quer do cliente como da empresa.
Tendências da indústria automóvel
A indústria automóvel está a sofrer grandes transformações, tal como muitas outras, principalmente pelos avanços tecnológicos e mudanças de comportamento social.
Relativamente aos avanços tecnológicos, destacamos a crescente tendência pelos veículos elétricos, sendo que consideramos que os serviços logísticos terão de gerar competências de gestão de informação, que complementem o setor; outro dos pontos é o e-commerce, onde os fabricantes de automóveis estão a alterar a tradicional cadeia de abastecimento, passando assim para a venda online e entrega ao domicílio de veículos.
Já ao nível das mudanças comportamentais há uma clara reflexão sobre a geração Z, a primeira geração que nasceu e cresceu num mundo tecnológico. E, como tal, os seus hábitos de consumo são totalmente diferentes das gerações anteriores. Um exemplo disso mesmo é a partilha de carros ou utilização de veículos de terceiros (uber,cabify), em vez de seguirem com a compra do seu próprio veículo. Também devido aos efeitos, cada vez mais notórios, da poluição e o seu impacto nas alterações climáticas, existem muitas cidades que proíbem a entrada de veículos automóveis, levando a que a população se desloque por outros meios, como bicicleta ou a pé, por exemplo.
Face a estes desafios da Indústria Automóvel, a Rangel desenvolve projetos de transporte e logística à medida dos seus clientes, incorporando as suas especificidades e necessidades através de um(a): Único ponto de contacto; Sistemas de informação, adaptados aos processos de logística; Gama de oferta de serviços integrados de logística (transporte internacional, distribuição nacional e soluções time critical e Just in time); Desenvolvimento de projetos personalizados; Equipa especializada na indústria automóvel; certificação de processos; cultura Lean e constante aplicação de projetos de melhoria contínua.