fbpx

“Para os nossos Parceiros, nós somos e temos que ser sempre, a garantia da qualidade e da transparência dos processos, para os seus produtos.” | UARTRÓNICA

21 Jul 2021
0

"Para os nossos Parceiros, nós somos e temos que ser sempre, a garantia da qualidade e da transparência dos processos, para os seus produtos." | UARTRÓNICA 1 

Entrevista a Bruno Vidal, Sócio Gerente da empresa UARTRÓNICA.

 

  1. A UARTRÓNICA nasce em 1996 e conta já com 25 anos. Como descreve este crescimento e o passar por várias fases da “idade”?

A Uartrónica, foi constituída em 1996 tendo como missão a produção e teste de sistemas de eletrónica, cablagens, prestação de serviços especializados e reparações de equipamentos.
Inicialmente mais focada na prestação de serviços no sector das telecomunicações, porém foi a partir de 2007, que a Uartrónica decidiu capitalizar todo o “know-how” adquirido e consolidado ao longo de todos esses anos, e avançou para a criação da sua primeira unidade industrial, com pequenas produções e poucos clientes atravessamos uma fase de afirmação e consolidação no mercado da electrónica, culminando na necessidade, em 2009, de ampliar e mudar de instalações, foram os primeiros passos num árduo caminho no sentido de nos tornar-mos uma EMS. Fruto da contínua melhoria na automatização da linha de produção de SMD e aposta na certificação na ISO 9001, que hoje nos surge no dia-a-dia como algo tão habitual, foi na altura um passo gigante na construção da empresa que hoje somos. Em consequência em 2011 fomos novamente “forçados” a ampliar as nossas instalações, mudando para uma nova unidade industrial em Mamodeiro.

No decorrer de 2012 e 2013 procedeu-se com instalação de novas linhas de produção SMD de alto débito e certificamos o nosso SGQ em conformidade com as exigências da Indústria Automóvel, o que nos permitiu continuar a crescer e angariar novos projetos e desafios. Neste nível e com capacidade técnica para responder a qualquer desafio de mercado demos o derradeiro passo e em 2015 mudámos para a atual unidade fabril construindo uma EMS portuguesa capaz de competir com qualquer industrializador de electrónica no mercado global. É fascinante ver não só a evolução da empresa, mas também das pessoas que acompanham também essa evolução e em cada novo desafio em cada novo patamar conquistado mostraram também ser capazes de melhorar e criar valor acrescentado, com um enorme comprometimento com o projeto. Este é o segredo para esta estratégia “step-by-step” ter resultado numa EMS de referência.

Desde esse momento tendo vindo a consolidar a nossa posição enquanto referência nacional e internacional neste mercado.

  

  1. Focam-se essencialmente em serviço especializados para a Indústria Automóvel e Telecomunicações. No entanto, consegue descrever, especificamente, qual o core da UARTRÓNICA? 

A Uartrónica, é uma empresa dedicada à prestação de serviços na área da produção de eletrónica (EMS), independentemente do destino da incorporação dessa eletrónica!

Possuímos atualmente um grande “know-how”, obtido pela intensa experiência na produção de novas tecnologias, experiência essa obtida e consolidada por via de uma estreita proximidade com os nossos Clientes, muitos dos quais se apresentam como grandes “player’s” mundiais do sector, o que nos tem permitido aprender, crescer e evoluir, dentro dos padrões mais exigentes do sector.

 

  1. Em 2015 mudaram de instalações. O que vos levou a esta mudança?

No final de 2015, mudamos para novas instalações, sitas na Zona Industrial de Mamodeiro em Aveiro e onde hoje nos encontramos.

Esta mudança, permitiu-nos dar o passo seguinte na construção de um modelo de negócio que nos permitisse conquistar novos Clientes e projetos, maiores e mais exigentes, quer ao nível dos meios exigíveis quer em termos de requisitos assegurados.

Tínhamos chegado a um “impasse”, consolidar a maturidade tecnológica que tínhamos enquanto prestador de serviços de eletrónica ou, arriscar e capacitarmo-nos para sermos uma alternativa viável às grandes empresas e multinacionais do sector.

A decisão foi de ir em frente, ainda mais, num momento em que surgiu a oportunidade de entrar no mercado de produção de componentes ativos da indústria automóvel, um nicho de mercado tipicamente “restrito” e do qual a UARTRÓNICA se orgulha de fazer hoje parte.

 

  1. Quais as certificações que possuem enquanto empresa e quais as vantagens que vos são atribuídas?

A Qualidade foi sempre um dos pilares da Uartrónica, apostando sempre na estratégia de melhoria continua.

Nesse sentido a empresa conta já com um longo historial associado ao nosso Sistema de Gestão de Qualidade, possuindo já várias certificações.

O nosso percurso iniciou-se em 2010, com a implementação do nosso SGQ, e certificação na Norma ISO9001. Desde essa data até ao dia de hoje, a Uartrónica certificou-se também nas Normas IATF16949, ISO14001, ISO27001 e ISO45001.

Além das Normas acimas referidas, a Uartrónica conta também um IPC Trainer em IPC-A-610 e IPC-7711/7721, o que nos permite formar os demais e novos Colaboradores nas respetivas Normas.

Todas estas certificações permitem-nos garantir uma Equipa altamente qualificada, que trabalha diariamente para garantir o controlo de qualidade e desempenho, resultando na constante revisão de resultados e consequentemente ajuste de objetivos e indicadores, traduzindo-se em prática, no rigor a na qualidade do nosso produto e dos nossos serviços.

 

  1. No setor da Industrialização, como é que as empresas podem contar com o vosso apoio?

Para os nossos Parceiros, nós somos e temos que ser sempre, a garantia da qualidade e da transparência dos processos, para os seus produtos.

Para além do facto de toda a nossa tecnologia e “know-how” disponível, nos permitir industrializar e fabricar produtos eletrónicos com a garantia de máxima qualidade, somos um parceiro de negócio com fiabilidade e provas dadas no mercado, isto porque as nossas portas estão sempre abertas ao Cliente a todo e a qualquer momento.

Trabalhamos de forma totalmente aberta e transparente, todos os dias a Equipa acredita que vai ser melhor do que no dia anterior e o Cliente em primeiro lugar. Este lema criou uma “imagem de marca” que acreditamos que tem sido o nosso cartão-de-visita aos olhos da indústria.

Garantimos também, de forma muito próxima, o apoio a todo o processo de desenvolvimento de produtos e soluções, tendo como objetivo a sua futura industrialização.

 

  1. E no âmbito da produção?

 Privilegiamos a flexibilidade e por isso podemos garantir enquadramentos distintos, desde soluções “chave na mão”, como somente fornecimento de processos e serviços intermédios.

Os nossos serviços estendem-se desde a análise e aquisição de matérias-primas, seguida da produção SMT e THT, passando depois por todos os demais serviços complementares (coating, depaneling, etc), testes ICT, FCT e EOL, ate á assemblagem final em caixa e embalagem.

 

  1. E já agora, no âmbito do Planeamento e logística?

Realizamos todos os processos do planeamento de produção e de gestão logística, nos quais se englobam os processos de cotação (procurement), aquisição, receção, controlo e armazenamento de materiais, cumprindo sempre todos os requisitos exigíveis (ESD, MSD, Humidade e temperatura, etc).

A procura constante de soluções alternativas validas, para diminuir custos de materiais e logísticos, são também uma das nossas valias com que os Clientes podem contar.

 

  1. Qual a maior dificuldade sentidas pelos clientes que vos procuram? De que forma conseguem dar resposta e superar essas dificuldades?

Cada vez mais a eletrónica é vista como um “commodity” e por isso um dos crescentes requisitos por parte dos nossos Parceiros, prende-se pelo facto de cada vez mais requererem uma solução “chave na mão”, ou seja, não desejam apenas uma parte do processo de assemblagem do seu produto, mas sim a entrega do seu produto completo e pronto para a instalação!

Como anteriormente referido, a Uartrónica proporciona soluções “chave na mão”, não só pelos equipamentos e pelas tecnologias de vanguarda que possui, mas sobretudo pelo nosso “know-how” e pelo forte compromisso de um grupo de Profissionais altamente especializados e motivados, capazes de responder com distinção e de forma rápida e eficaz aos desafios que nos chegam.

Somos uma equipa jovem, qualificada e proactiva, que trilha o caminho da inovação e da melhoria contínua, perseguindo a excelência, sempre com o objetivo de antecipar dificuldades e aconselhar o Cliente na fase de industrialização do seu produto, tendo em vista um melhor produto. Garantidamente que quanto melhor for o produto do nosso Cliente, melhor será para a Uartrónica!

 

  1. A UARTRÓNICA é o “parceiro ideal”. Porquê?

A Uartrónica pretende estar neste mercado como uma PME Portuguesa, capaz de garantir aos seus Parceiros todos os requisitos e todas as exigências de uma grande multinacional EMS, mas sempre com a proximidade, pro-atividade, flexibilidade e espirito de parceria de uma pequena EMS!

 

Saiba mais sobre a Uartrónica no seu site oficial.